Requisitos
É um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo. Deve ser precedido por estudos de viabilidade. Posteriormente ao levantamento, deve ser realizada a gestão dos requisitos. É composto por quatro atividades de alto nível:
Identificação dos Requisitos
- Compreensão do domínio;
- Identificação das partes interessadas;
- Captura;
- Identificação e análise de problemas.
- Desconhecimento do requisito pelo cliente, ou dificuldade no repasse deste;
- Requisitos que não são realistas;
- Transmissão do mesmo requisito de formas diferentes por pessoas diferentes.
Técnicas de levantamento de requisitos
Entrevistas e questionários, que está condicionada aos seguintes fatores:- Influência do entrevistador nas respostas do cliente;
- Relação pessoal entre os intervenientes da entrevista;
- predisposição do entrevistado;
- Capacidade para seguir umplano para a entrevista.
Workshops de requisitos
Técnica usada através de uma reunião estruturada , da qual devem fazer parte um grupo de analistas e um grupo representando um cliente, para então obter um conjunto de requisitos bem definidos. Deve existir um membro neutro cujo papel será conduzir o workshop e promover a discussão entre os vários intervenientes. Outra técnica que pode ser bem utilizada é a do brainstorming.
Cenários (Séries de Eventos Hipotéticos)
Forma de levar as pessoas a imaginar o comportamento de sistemas, através de exemplos práticos descritivos do comportamento de um sistema. Assim, seus usuários podem comentar acerca do seu comportamento e da interação que esperam ter com ele. Os cenários devem incluir os seguintes elementos:
- Estado do sistema no início do cenário;
- Sequência de eventos esperada no cenário;
- Listagem de erros que podem ocorrer no decorrer dos eventos do cenário e de como eles serão tratados;
- Outras atividades que podem ser executadas ao mesmo tempo que as deste cenário;
- Estado do sistema depois de o cenário terminar.
Prototipagem
Trata-se de uma versão inicial do sistema, baseada em requisitos ainda poucos definidos, que pode ajudar a encontrar desde cedo falhas que através da comunicação verbal não são facilmente identificáveis.
Estudo etnográfico
E uma análise de componente social das atividades desempenhadas numa organização. Quando uma pessoa está muito habituada a uma tarefa, ela pode sentir dificuldade em detalhar o passo-a-passo de suas tarefas para o analista. Ele então fará uma observação do trabalho desta pessoa, buscando compreender os requisitos envolvidos.
Análise e negociação 23/10/2013
Atividades Envolvidas- Classificação: agrupamento dos requisitos em "módulos";
- Resolução de confitos;
- Priorização;
- Confirmação: confirmar junto à parte interessada a completude dos requisitos, sua consistência e validade.
- Fatores externos (políticos);
- Ambiente (econômico e/ou organizacional)
Análise e negociação
Nesta fase se dá a produção propriamente dita do Documento de Especificação de Requisitos. Entre eles:
- Requisitos Funcionais;
- Requisitos não-funcionais.
Especificação de requisitos do usuário ou utilizador
Destinam-se aos vários níveis hierárquicos da organização na qual o sistema será implantado. São desenvolvidos utilizando apenas linguagem natura e simples diagramas. Assim, surgem algumas dificuldades como:- Ambiguidade;
- Confusão;
- Agrupamento de requisitos.
Especificação de requisitos do sistema
Têm caráter mais técnico, consistindo numa descrição detalhada dos requisitos do utilizador correspondentes recorrendo ao uso, para além da linguagem natura, de linguagens estruturadas e notações gráficas.Especificação de design da aplicação
Consiste num documento usado pela equipe de desenvolvimento de sistema no qual estão definidos pormenores, em um nível mais técnico, acerca da implementação do sistema e sua arquitetura. A partir deste documento, um elemento que entre para a equipe de desenvolvimento no meio do projeto deverá ser capaz de se situar quando começar a codificar.
Projeto
É a parte que se encarrega de transformar os resultados da Análise de Requisitos em um documento ou um conjunto de documentos capazes de serem interpretados diretamente pelo programador. Para atingir este objetivo, o projetista deve mapear as estruturas e funcionalidades identificadas na análise de requerimentos dentro do contexto e das restrições da arquitetura, de forma a tornar possível a construção do software. Ao longo do tempo e nos diversos processos de software existentes, várias ferramentas foram idealizadas para facilitar e atingir ese objetivo:- Design por contrato;
- Model Driven Architecture e Model Driven Design;
- Design Patterns;
- Refatoração;
- Outras.
Construção
Teste
É a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos.Manutenção
Gerência de Configuração 24/10/2013
Também conhecida como Gestão de Configuração de Software, é responsável por fornecer o apoio para o desenvolvimento de software. Suas principais atribuições são o controle de versão, o controle de mudança e a auditoria das configurações.
Para Roger Pressman é o conjunto de atividades projetadas para controlar as mudanças pela identificação dos produtos do trabalho que serão alterados, estabelecendo um relacionamento entre eles, definindo o mecanismo para o gerenciamento de diferentes versões destes produtos, controlando as mudanças impostas, e auditando e relatando as mudanças realizadas.
Resumindo, tem como objetivo responder as seguintes perguntas:
- O que mudou e quando?
- Por que mudou?
- Quem fez a mudança?
- Podemos reproduzir esta mudança?
É o estado em que um sistema se encontra em determinado momento. Trata apenas dos elementos que se encontram em formato eletrônico e fazem parte dessa configuração. Varia com o tempo e arquivos existentes são alterados ou removidos.
Linha base
Também chamada de baseline, é um conceito de GCS que nos ajuda a controlar as mudanças, sem impedir seriamente as mudanças justificáveis. Segundo Pressman, definimos uma linha-base como um marco de referência no desenvolvimento de um software, que é caracterizado pela entrega de um ou mais itens de configuração.
Gerência de Mudanças
É uma parte geralmente negligenciada pela GC. Como ela não traz resultados imediatos para desenvolvedores e engenheiros de software envolvidos, estes acabam por não perceber sua importância. Porém, ela é importante pois permite se saber o motivo de uma configuração ter sido mudada para outra.Gerência de Engenharia
Qualidade de Software
Objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça as expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.
Segundo a norma ISO 9000, a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.
Modelos de Qualidade
- CMMI
- MPS.BR
- ISO 9126
- ISO 15504
- ISO 12207
Nenhum comentário:
Postar um comentário