quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

ITIL, CobIT, CMMI e PMBoK

ITIL (Information Technology Infrastructure Library

É uma biblioteca que contém um conjunto de boas práticas para a definição de processos dentro do departamento de TI. Seu principal objetivo é descrever uma plataforma para a prestação de serviços de TI, garantindo assim a qualidade dos mesmos, seja para clientes internos ou externos. 

Trata-se de um guia de boas práticas, não sendo necessária a adoção completa do modelo, podendo sofrer adaptações dentro da organização. Um ponto crítico para seu sucesso é a correta definição de indicadores e sua medição contínua, a fim de prover uma crescente melhoria. 

CobIT (Control Objectives for Information and related Technology)

Tem por objetivo analisar o modelo de governança empresarial (metas, estratégias), abstrair para a TI e assim prover para a organização indicadores para que essas estratégias sejam conquistadas. 

Assim como o ITIL, é um framework aberto, que deve ser adaptado para cada empresa. Porém, sua atuação é mais forte como ponte com a alta administração, já que fornece diretrizes para controle de riscos e nível operacional, viabilizando uma auto-avaliação, através da medição de metas e desempenho. 

CMMI (Capability Maturity Model Integration)

Modelo de refeência que possui uma série de boas práticas, a fim de diagnosticar o nível de maturidade de processo ou de áreas de trabalho. É detentor do CMMI-DEV (CMMI for Development), orientado para o desenvolvimento de produtos, dentre eles, softwares. 

Sua representação se dá por níveis de capacidade (Capability Levels) ou níveis de maturidade (Maturity Levels). Eles partem do nível em que nenhuma área de processo é adotada pela empresa (Nível 1) e amadurece até o ponto de adotar um processo de melhoria contínua (Nível 5).

PMBoK (Proejct Management Body of Knowledge)

Guia de boas práticas editado pelo PMI. Aborda um conjunto de conhecimentos para o correto gerenciamento de projetos. 

Trabalha com o conceito de ciclo de vida onde cada etapa deste ciclo de vida representa um grupo de processos. Esses provessos são divididos em 9 áreras de conhecimento, responsáveis pelo acompanhamento de todo projeto, desde seu desenho até a entrega. Administrando ainda os recursos necessários para que isso ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário